terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Fresno completa 13 anos de carreira


Na última terça-feira (4) a Fresno completou 13 anos de carreira. E, como homenagem, nós do Projetos Fresno preparamos uma retrospectiva desde quando tudo começou até os dias de hoje para contar como foram os passos do grupo até aqui.  

 Em novembro 1999, Nego, Lucas, Vavo e Cuper resolveram se juntar para formar uma banda para se divertirem tocando versões PUNKS de músicas consagradas. Contudo, o primeiro ensaio só aconteceu no dia 4 de dezembro, dia escolhido para ser a data oficial da formação da banda. Depois de meses de ensaio despretensioso, o colégio criou o ‘3º Festival de Bandas da Escola’, e para tocar neste festival, os meninos convidaram Bruno (Lezo) para acompanhar os sons da banda no contrabaixo. O festival aconteceu em 16 de junho de 2000 e marcou o primeiro show da banda, que tinha o nome de ‘Democratas’. Depois disso, Lezo resolveu continuar fazendo parte da banda e dali começou a surgir as primeiras canções da banda, que foram disponibilizadas na internet e começaram a se tornar conhecidas.


Em 2001, os cinco meninos descobriram que já havia uma banda chamada ‘Democratas’, e então resolveram buscar um novo nome para a banda. Lucas então deu a ideia de Fresno, pelo simples motivo de achar graça no som da palavra. Depois disso, ainda em 2001, a Fresno gravou seu primeiro EP, conhecido como ‘O Acaso do Erro’.



Durante as gravações deste EP, Nego resolveu deixar o grupo e, assim, deixou caminho livre para Lucas, que escrevia a maior parte das letras da banda, assumir os vocais. Com isso, a Fresno se estruturou como um quarteto e se mantém assim desde então.
Em 2003 a banda voltou aos estúdios para gravar seu primeiro CD, que foi batizado de ‘Quarto dos Livros’. Nas faixas do cd, podemos conferir influencias bem fortes de bandas que representam o som emo de raiz.  Este disco proporcionou a banda turnês por vários estados do Brasil e não teve nenhum tipo de apoio da mídia tradicional.



Depois do sucesso do primeiro disco, logo no ano seguinte, a banda resolveu gravar o segundo disco, disco este conhecido como ‘O Rio, a Cidade e a Árvore’. Com este disco, a banda começou a ser respeitada no cenário da música alternativa brasileira e chegou ao topo de diversas paradas de sucesso com a canção ‘Onde Está’. Desde então, a Fresno começou a ser conhecida por grandes públicos.


Totalmente ambiciosos, dois anos depois a banda lançou seu terceiro disco, conhecido como ‘Ciano’. O novo CD proporcionou muito sucesso para banda, sucesso que ultrapassou as fronteiras do underground. A banda participou de diversos programas na MTV e conquistou o topo das paradas de diversas rádios do país.
Mas o ano de 2006 não foi só de alegrias para os meninos da Fresno. Em 26 de outubro, por um comunicado oficial publicado no site da banda, Lezo anunciou sua saída e declarou causas pessoais como motivo. Os sons do baixo foram substituídos rapidamente e passaram a ser tocados pelo amigo da banda Rodrigo Tavares, que já havia participado da produção dos discos anteriores.
Em 2008, a banda lançou seu quarto disco, último disco com o baterista Cuper, que deixou as baquetas na mão de Rodrigo Ruschel (Bell). O disco conquistou o disco de ouro, entregue em 14 de dezembro em show realizado no Espaço das Américas. Ainda em 2008, a banda participou pela primeira vez do ‘Show da virada’, da Rede Globo.

Durante o ano de 2009, a Fresno continuou crescendo e conquistando prêmios de grande importância no cenário da música nacional. A banda levou pra casa as estatuetas de ‘Artista do ano’ no Prêmio Multishow de Música Brasileira (PMMB), os prêmios de ‘Artista do ano’ e ‘Melhor banda POP’ no VMB e, ainda neste mesmo VMB, Lucas recebeu o prêmio de ‘Melhor Vocalista’ e o Tavares de ‘Melhor Baixista, formando a ‘Banda dos Sonhos’ ao lado de Martin Mendonça e Duda Machado, ambos da banda da cantora Pitty.

Depois disso, no ano de 2010, a banda lançou seu quinto disco que contou com um som bem mais pesado que o anterior. Não demorou muito para que anunciassem a volta ao cenário Independente do rock, com a saída da gravadora, em 2011. Ainda em 2011, a banda participou da gravação do CD e DVD de comemoração de 30 anos da banda carioca Roupa Nova cantando o sucesso `Show de Rock`n Roll`. No mesmo ano, a banda gravou dois clipes: `Eu Sei e `Porto Alegre`.


Para fechar 2011 com chave de ouro, a Fresno lan;ou o EP `Cemitério das Boas Intenções`, que foi  disponibilizado pra download gratuitamente no site da banda.
No dia 29 de março de 2012, uma surpresa fez gelar o coração de muitos apaixonados pela banda. Em sua pagina oficial no facebook, a Fresno comunicou a saída do baixista Rodrigo Tavares, que resolveu focar em seu projeto solo.
Depois da saída inesperada de Tavares, muito foi falado sobre a banda, e para calar os muitos que diziam que seria o fim da Fresno,  pensando em seu sexto disco, a banda lançou o primeiro single do CD, conhecido como `Infinito`. O single logo virou um ambicioso clipe que contou com imagens gravadas do espaço. Em primeiro de novembro, a banda lançou o disco que leva o mesmo nome do single e mostra uma volta por cima com força total e deixar a crise bem longe dos bastidores.



Este foi um breve resumo da historia da banda que ontem completou 13 anos. Como podemos ver, não foi fácil e não foram só alegrias que fizeram parte dessa estrada. Os meninos lutaram fortemente para manter o sonho deles e nunca desistiram. São 13 anos que se somarão a mais 13 e assim por diante.
Que eles continuem escrevendo tudo que precisamos ouvir e ou queremos dizer e continuem nos ajudando a fazer nossas escolhas nos momentos difíceis em que nada mais parece nos ajudar.
No início da noite passada, em menos de dez minutos, a hashtag #Fresno13Anos esteve presente nos trending topics do Twitter e assim se manteve durante todo o dia e chegou a aparecer nos tt`s mundiais.



Nós, fãs, também estamos de parabéns pela união e pela mostra que, assim como a Fresno, podemos ser maior que as muralhas.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário